terça-feira, 15 de setembro de 2009

Litoral do Rio Grande do Norte Timbau do Sul "Pipa" e Natal

Pipa RN Pipa literalmente ferve! Principalmente nos feriados, e em época de férias, quando visitantes e turistas vindos de todos os lugares do Brasil e do exterior se rendem à sedução e aos encantos da praia. E nem é preciso falar dos agitos noturnos... Muito reggae, techno... E uma galera colorida que lota a rua principal e transformam Pipa numa babel... Línguas, cores, rostos... Opção do que fazer não falta.Pipa literalmente ferve! Principalmente nos feriados, e em época de férias, quando visitantes e turistas vindos de todos os lugares do Brasil e do exterior se rendem à sedução e aos encantos da praia. E nem é preciso falar dos agitos noturnos... Muito reggae, techno... E uma galera colorida que lota a rua principal e transformam Pipa numa babel... Línguas, cores, rostos... Opção do que fazer não falta. Localizada a 85 Km de Natal, no município de Tibau do Sul, estado do Rio Grande do Norte e considerada entre as dez mais belas praias do Brasil, a praia de Pipa é um lugar mágico, que impressiona a todos os visitantes com sua atmosfera animada e beleza paradisíaca. Conhecida nacional e internacionalmente por suas paisagens de tirar o fôlego, suas falésias alaranjadas, seu povo acolhedor e sua noite alucinante, Pipa é o lugar idéal para se curtir as férias, passar o fim-de-semana, pegar umas ondas ou mesmo relaxar, se é que isso é possível diante de tanta beleza.

Pipa tem a sedução do sabor. A variedade gastronômica é feita de iguarias das mais diversas culinárias que vão da regional à japonesa (passando pela suiça, italiana, francesa e alemã).

Seja num prato suculento de frutos do mar, como o caldinho de sururu, ou na delicadeza de um crêpe francês, jantar em um dos restaurantes de Pipa é uma pedida que seduz ao mais apurado paladar.

Pipa conta com uma feirinha ao ar-livre montada na rua principal, sempre ao cair da noite. É o lugar favorito de artistas e artesãos, que expõem e vendem seus trabalhos aos visitantes. Encontra-se de tudo: Roupas, quadros, telas, brincos, pulseiras, anéis, colares, pingentes e miçangas, de todos os tipos e tamanhos, muitos dos artigos feitos com produtos naturais. Encontra-se também inúmeras lojinhas que vendem desde camisas grafitadas até sofisticadas roupas de banho. Timbau do Sul Como chegar a Tibau do Sul O município de Tibau do Sul está localizado na Zona Homogênea do Litoral Oriental do Estado do Rio Grande do Norte, subzona da Mata. Limita-se ao Norte com o município de Arês, ao Sul com o município de Vila Flor, a Oeste com os municípios de Arês e Goianinha e a leste com o Oceano Atlântico. Para chegar em Tibau do Sul vindo do Norte ou do sul pela BR-101, deve-se entrar na cidade de Goianinha. Em Goianinha siga a estrada RN-003 em direção leste a estrada até atingir o mar. Você estará em Tibau do Sul. Pode-se também fazer o percurso de Natal à Tibau via costeira : Saindo de Ponta Negra em Natal pela Rota do Sol em direção às praias do Litoral Sul, passando por Barra de Tabatinga e fazendo a travessia na balsa (10 min) para Tibau do Sul. Vindo por João Pessoa-PB é entrar em Canguaretama-RN (100 Km) passando por Barra do Cunhaú (8 Km), atravessar na balsa para Sibaúma (10 min) e seguir até Pipa por cima das falésias com uma vista deslumbrante do mar (6 Km). Sugerimos uma paradinha no Chapadão e depois seguir (8km) até Tibau do Sul. Quando estiver chegando em Tibau prepare-se para não perder o visual das falésias das Cacimbinhas (à direita). É show!

Tibau do Sul é um lugar onde a natureza, a paz e a tranqüilidade reinam em perfeita harmonia. Aqui a natureza exuberante garante dias de paz ao visitante e também o sustento da pequena comunidade que aqui vive. A cidade antecipa a beleza da Praia de Pipa, mas é muito diferente de seu bairro tão famoso e agitado.

A praia de Tibau do Sul é uma praia abrigada sob falésias altas e bastante sossegada. Sua paisagem inclui areias brancas e fofas, conchas, pedras e coqueirais, e ondas fracas, graças aos recifes e molhes. Ao sul, considera-se como última praia, a praia de Cacimbinhas, as praias seguintes já pertencem ao distrito de Pipa. Ao norte, a Lagoa de Guaraíras separa Tibau do Sul de Malembá. Ali na lagoa, tem-se uma das melhores vistas do pôr-do-sol no local.

Quem tiver a sorte de vir visitar Tibau do Sul poderá constatar que aqui a mata Atlântica se junta ao rio e ao mar, mistura-se com coqueiros fazendo daqui um dos mais belos cartões postais do Brasil. Esse show de diversidade proporcionado pela natureza rendeu ao local uma variedade de passeios, que vão do simples caminhar à pé pela praia ou à cavalo, de bike, de buggy, passeios marítimos (de caiaque, de barco, de vela) ou mesmo aéreos (de fliyngboat). Não é a toa que grande parte da orla é Área de Proteção Ambiental (APA), sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN), e é considerada pelo IBAMA como área de extrema importância biológica, prioritária para a conservação da biodiversidade dos mamíferos marinhos.

Em contraste com o mar gigantescas falésias emolduram a praia, num espetáculo que deixa os turistas boquiabertos. Nessas falésias os mais aventureiros praticam o rapel e são delas que os artesãos locais extraem matéria prima para os desenhos de paisagens feitos de areia dentro de garrafas de vidro.

Principais Pontos Turísticos

Baia dos Golfinhos - Praia do Curral

Preferida dos golfinhos a Praia do Curral é ideal pra quer ter um contato maior com esses mamíferos. Aqui eles são os donos da casa e costumam receber seus visitantes com saltos e acrobacias marítimas.

Praia do Madeiro e Village

Com uma natureza exuberante margeada por imenso coqueiral a praia do Village possui uma baia calma com ondas pequenas, ótima para natação. E se você tiver sorte ainda poderá assistir o show natural que os golfinhos costumam dar pela manhã. Para quem gosta de caminhar sugerimos uma andada até a praia do Madeiro de beleza similar. Se estiver aqui entre novembro e maio: cuidado! Você pode acabar topando com um ninho de tartaruga marinha.

Praia do Amor e Praia dos Afogados

A mais radical das praias pipenses, freqüentada por uma moçada sarada, a praia dos Afogados é um dos melhores points de surf do nordeste, com ondas o ano todo. No outro extremo da baia a praia do Amor, com suas piscinas quentes é um excelente cenário para encontros amorosos.

Praia das Minas

A única de Pipa com acesso direto (sem falésias na entrada) a praia das Minas é a mais extensa da região e preferida das tartarugas marinhas. Aqui o vento sudoeste garante “o segundo ar mais puro do mundo” e deixa o mar bem mexido, tornando-o perigoso para nadar. Local ideal para quem gosta de privacidade e de caminhar.

Por do Sol no Rio Potengi Natal RN Um dos mais belos cartões postais de Natal é agora a nova atração da cidade. Apreciar o pôr do sol no rio Potengi . O projeto encabeçado pela Super Star Produções, em parceria com a Fundação Hélio Galvão e o Iate Clube do Natal é esplêndido. O Iate Clube com seus barcos, e as margens do rio Potengi, tem levado natalenses ao delírio as terças, quartas e quintas-feiras, das 17h as 19h, com uma produção de músicas que encantam gerações.O dia começa ao som de Royal Cinema, de Tonheca Dantas, poeta dos rincões nordestinos, e depois as 18h, vem a Ave Maria de Gounod, e depois a serenata dos pescadores (Praieira),e muitos outros sucessos vem encantando o público natalense e propiciando aos operadores do turismo um novo roteiro a ser criado para levar os turistas que chegam na cidade.

Nenhum comentário: