Carnaval 2009 Santa Fé do Sul
O acesso a importantes rodovias como a Euclides da Cunha (SP 330), Washington Luiz (SP 310), Anhanguera (330) e Bandeirantes (SP 348), permite que as distâncias se encurtem na ligação entre os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. A Ponte Rodoferroviária (idealizada pelo escritor e poeta Euclides da Cunha) e a Hidrovia do Tietê-Paraná fazem de Santa Fé do Sul um importante pólo logístico para a produção industrial, pecuária, fruticultura, turismo, armazenamento, transporte e distribuição.
Situado no extremo noroeste paulista, a 625 km da capital, o município faz divisa com três estados: está a 10 km do Mato Grosso do Sul, a 20 km de Minas Gerais e a 70 km de Goiás. Fundada em 1948, por Hélio de Oliveira, a cidade recebeu o nome de Santa Fé - que precisou ser do Sul - para não ser confundida com outro município da região nordeste do país.
Santa Fé é privilegiada hidrograficamente, porque, além da nascente do Rio Paraná - que fica a 15 quilômetros do centro -, é entrecortada por três bacias: São José, Jacú - Queimado e Ponte Pensa. O que atrai um grande número de turistas que vai a busca de pesca esportiva - com destaques para os peixes tucunaré e zoiudo - e passeios náuticos em balsa, barco, lancha e campeonatos de jet-ski. Conhecida como Estância do Sol, a cidade recebe milhares de visitantes num final de semana comum. Em ocasiões especiais, como o carnaval e épocas festivas, a população aumenta em até 50%, esse ano de 2009 no Carnaval teve um aumento em mais de 68% em razão dos TRIKERS.