Praia da Redinha
Praia urbana da região norte da cidade e porta de entrada para o Litoral Norte, a Redinha se divide em Redinha Velha e Redinha Nova (apenas prolongamento da Velha – a nova é menos freqüentada). Tem ampla estrutura de bares e barracas à beira mar, sendo domingo o dia de maior movimento. O acesso fica à escolha do turista, sendo feito tanto pela Ponte de Igapó, pela via urbana da Zona Norte de Natal, ou pela travessia de Balsa do Rio Potengi, que além de mais rápida (cerca de 10 km mais perto), proporciona uma vista do encontro do Rio Potengi com o Oceano Atlântico.
Praia Ponta do Mel
Ponta do Mel apresenta suas dunas e falésias. Apesar de relativamente conhecida, a enseada é tranqüila durante todo o ano e possui infra-estrutura para hospedagem, valendo à pena hospedar-se e passar uma noite lá.
Praia de Pitangui
A Praia de Pitangui, praia típica de pescadores, tem sua paisagem repleta com coqueiros e palmeiras. Também uma das praias preferidas dos veranistas, com muitas casas e uma boa estrutura de restaurantes a beira mar. A Praia de Pitangui é roteiro obrigatório nos passeios de Buggy graças as suas belíssimas dunas e suas lagoas. Na Lagoa de Pitangui além de restaurante, também encontra-se passeios de caiaque e pedalinho
Praia de Graçandu
A praia de Graçandu é um dos cartões postais do Rio Grande do Norte. O encanto do lugar é uma bela duna, na ponta da praia, separando-a da margem esquerda do Rio Potengi e da Praia da Redinha. Neste cenário de pura beleza, com as magníficas dunas e a Lagoa de Graçandu, o turista descobre um dos locais mais belos desta costa maravilhosa.
Praia de Genipabu
A praia de Genipabu é a mais famosa do Estado. O passeio de buggy pelas suas dunas, com parada para observar a linda vista da sua lagoa, é a principal atração turística do Rio Grande do Norte. A maioria dos turistas faz o passeio de buggy pelas dunas móveis, uma espécie de “montanha russa”, que pode ser “com ou sem emoção”. Com emoção, as manobras são radicais. É pura adrenalina. Somente os bugueiros profissionais credenciados pela Secretaria Estadual de Turismo podem realizar os passeios no Parque das Dunas, área particular de preservação ambiental. Na praia de Genipabu tem ainda passeios de dromedários e de jangadas, além do “esquibunda”. Passeio imperdível.
Praia do Calcanhar
Na Praia Ponta do Calcanhar está o maior farol da América Latina e segundo maior do mundo, com mais de 64 metros de altura. O farol está aberto à visitação pública, aos domingos, das 09:00 às 11:00 horas. Vale a pena conferir.
Praia do Santo Cristo
A Praia Ponta de Santo Cristo é ainda vila de pescadores, com praia de mar aberto e quase deserta. Ideal para descanso, é procurada por famílias natalenses durante o veraneio.
Praia Cabo de São Roque
Praia que abriga o famoso Farol de São Roque, tem como principal atrativo, além das suas belezas naturais, as ótimas condições para a pesca submarina, principalmente por ser uma praia quase deserta.
Praia da Ponta Gorda
A Praia de Ponta Gorda é o prolongamento da Praia do Cabo e quem segue pela orla de buggy pode apreciar os imensos coqueirais e falésias. O lugar é quase deserto e oferece uma maravilhosa vista do litoral.
Praia do Muriú
Com jangadas, pequenas embarcações e redes de arrasto, Muriú seria a típica vila de pescadores não fossem as belas casas dos veranistas. No entanto, a tranqüilidade desta bela praia não é abalada pela movimentação nem na época de veraneio. Principal praia de pesca de lagosta, possui uma paisagem recheada de dunas e coqueirais. De mar tranqüilo, é excelente para banhos.Pouca gente sabe, mas os investimentos em geração de energia elétrica no RN vão além da Termoaçu e da Usina Eólica de Rio do Fogo.
Chegando em Maracajaú
Parracho de Maracajaú
Os recifes de Maracajaú, chamados de Parrachos, distam cerca de 7km da praia, com profundidade que variam entre 1,0 e 4,0 metros na baixa-mar.
Os recifes de Maracajaú, são constituídos por formação de alga calcária que servem como substrato para diversas espécies marinhas crescerem e se reproduzirem. Podem ser encontradas quatro espécies diferentes de corais, centenas de espécies de peixes, crustáceos, moluscos, equinodernos e algas.
Em Maracajaú, no município de Maxaranguape, Rio Grande do Norte, observa-se a formação de recifes de franja.
Praia de Jacumã
A praia de Jacumã fica numa enseada com arrecifes, deixando suas ondas fracas, sendo oa para banhos. As dunas e sua lagoa com os famosos “aerobunda” e “skybunda” são as maiores atrações de Jacumã. Cabos aéreos sobre a lagoa resultam no “aerobunda”, onde a pessoa cai literalmente de “poupança” na água, daí o sugestivo nome. Já o “skybunda” é a descida da duna numa pequena prancha de madeira. A pessoa sentada na prancha desliza do alto da duna, indo cair de “bumbum” na água.
Praia de Exu Queimado
Situada no litoral do município de Pedra Grande, a Praia de Exu Queimado é uma vila de pescadores com mar de águas calmas, cercada de manguezais. Vale a pena afastar-se do litoral e visitar o município.
Praia Rio do Fogo
Apesar da cidade, que cresceu em volta do litoral, a Praia Rio do Fogo permanece tranqüila, sendo visitada pelos visitantes locais e por natalenses em período de veraneio.
Rua em Rio do Fogo......Casa do poder Legislativo de Rio do Fogo
Eolio em Rio do Fogo
Pouca gente sabe, mas os investimentos em geração de energia elétrica no RN vão além da Termoaçu e da Usina Eólica de Rio do Fogo.
Segundos dados da ANEEL, O Estado do RIO GRANDE DO NORTE possui no total 10 empreendimentos em operação , gerando 147.436 kW de potência.
Praia de Pititinga
Pititinga pertence ao município de Rio do Fogo. Possui areia clara e fofa e um mar calmo com poucas ondas na maior parte do seu território. Uma paisagem um tanto selvagem é causada pelos grandes coqueiros ao redor da pequena vila, até então pouco freqüentada.
Praia de Galinhos
Famosa por sua localização, a Praia de Galinhos mais parece uma ilha, pois só é possível se chegar lá de barco. Na pequena cidade rodeada pelo mar não trafegam carros, o único transporte são as carroças e Galinhos guarda ainda uma paisagem única em toda a Região: lá, o sol se põe no mar. Vale à pena pernoitar. A cidade-praia, descoberta há alguns anos pelos turistas, oferece algumas boas opções de hospedagem.
Praia do Punaú
Praia de Punaú é uma das mais belas paisagens do litoral norte. Como a maioria das praias é formada por coqueirais e dunas, tendo como grande atração o encontro do Rio Punaú com o mar. Seus arrecifes a tornam ideal para a prática de pesca submarina. O famoso “esquibunda” presente em Jacumã, também pode ser praticado nesta praia, com a descida da duna finalizando com um delicioso banho nas águas claras do Rio Punaú.
Praia do Zumbi
No município de Rio do Fogo, encontra-se a Praia de Zumbi, de beleza quase selvagem, típica de vila de pescadores. A praia não possui muita boa estrutura de hotéis e restaurantes. À beira mar, um pequeno terminal turístico atende os visitantes.
Condominio Residencial pa praia de Zumbi, construido por Noruegueses.
Praia das Perobas
É praticamente uma vila de pescadores, mas possui uma orla quase intocada pela exploração turística. Para quem gosta de mais aventura e contato com os nativos da região, é possível alugar casas comuns de pescadores, negociadas no próprio local e viver por uns dias a vida simples dos moradores da região.
Praia das Garças
Acesso: Estrada que liga Touros a Peroba, passando pela vila de Carnaubinha
A Praia da Garças é um recanto quase intocado do Litoral Norte sendo perfeita para quem procura o isolamento e o contato com a natureza e a comunidade local.
Há cerca de 90 km de Natal. Boa opção para quem está em busca de tranqüilidade e conforto.
No Restaurante Camacheiro são servidos diversos pratos típicos da região e de outras partes do País, com grande variedade de frutos do mar.
Pousada Sinos do Vento
Possui diversos ambientes que possibilitam lazer e descanso para todas as idades. As crianças podem se divertir com uma mini-fazenda, que conta com diversas espécies de animais, ou com os vários brinquedos à disposição.
Touros
Touros foi um dos primeiros territórios a receber os colonizadores portugueses, um ano após o descobrimento. Localizada no litoral do Rio Grande do Norte, Touros é uma pequena cidade que guarda uma grande história e abriga uma beleza natural deslumbrante. Seja na área urbana ou nas praias, Touros encanta com seus pontos turísticos, com sua ótima estrutura para receber seus visitantes e esbanja charme em suas pousadas e restaurantes.
Touros sofreu a invasão holandesa, e viu suas terras em guerra quando Portugal veio expulsá-los. Em suas praias ainda há ruínas históricas do século XVI, XVII e XVIII, como as igrejas, o Farol e os Canhões. Entre as praias mais procuradas e visitadas estão a Praia de Touros, a Praia das Garças, Praia de Pititinga e Praia do Cajueiro.
Os portugueses fixaram um marco feito de pedra de mármore, com a inscrição do ano de 1501 e com o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a Cruz de Malta.
Marco de Touros de 1501
Chegando a praia de Touros.....Restaurante Castelo
Av Atlântica 427
Praias de Touros
Ao visitar a cidade, aproveite para provar a culinária local. Os restaurantes e as pousadas em Touros costumam ter como especialidade os pratos típicos da região, revelando todas as cores e sabores da cultura do estado. As pousadas em Touros são bem localizadas e possuem ótimos serviços. Lindamente decoradas, elas ficam próximas ou disponibilizam guias turísticos para os principais atrativos da cidade.
E para terminar, não deixe de visitar as feiras de artesanato e de assistir as tradicionais “Bandeirinhas”, um grupo folclórico composto por senhoras que desfilam nas ruas da cidade. Outros eventos interessantes incluem o Pastoril, o Coco de Corda e a Lapinha. Touros fica a 88 km de
Natal, onde fica o aeroporto mais próximo, mas o acesso também pode ser feito de carro ou ônibus saindo de Natal pela BR 101
Nenhum comentário:
Postar um comentário