quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Visita Museu da TAM em São Carlos - SP

O Museu conta a história da aviação, homenageando seus criadores, construtores, mecânicos, heróis e pilotos, procurando despertar a vocação nos jovens para a carreira aeronáutica. Seu principal objetivo é a preservação da memória da Aviação, através da conservação, restauração, aquisição e troca de peças de valor histórico, artístico e documentais, com o objetivo de divulgar, expor e preservar a história da aviação. O compromisso fundamental da instituição para com suas aeronaves é o de mante-las na sua forma original e na medida do possível em condição de vôo. www.museutam.com.br/ Dada Ávila Senta Púa(Grito de guerra) do Primeiro Grupo de Caça Brasileiro Simbologia do Emblema: faixa externa verde-amarela - o Brasil avestruz - velocidade e maneabilidade do avião de caça e o estômago dos pilotos, que aguentava qualquer comida. quepe do avestruz - piloto da Força Aéerea escudo - a robustez do P-47 e proteção ao piloto. fundo azul e estrelas - o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul pistola - poder de fogo do Thunderbolt nuvem - o espaço aéreo fumaça e estilhaços - a artilharia antiaérea (FLAK) inimiga fundo vermelho - o sangue derramado pelos pilotos na guerra frase "Senta a Pua" - o grito de guerra do 1º GAvCa Panair Primeiro Avião da Ponte Aérea Rio-São Paulo Por ter sido o principal avião de transporte da Segunda Guerra Mundial, o DC-3 (C-47 na designação militar) foi produzido em enormes quantidades, até mesmo na Rússia, chegando a nada menos que 10.654 unidades. Foi com esses aviões que quase todas as companhias aéreas iniciaram (ou recomeçaram) seus serviços. Até o início dos anos 90, os DC-3 podiam ser vistos pelo Brasil transportando passageiros, carga ou correio.
Dada e Val em frente ao Gloster Meteor
Segundo jato de combate do mundo
Segundo jato de combate operacional do mundo, o Gloster Meteor simbolizou uma nova era na Aviação Mundial. Este clássico dos jatos foi o primeiro caça a reação da Força Aérea Brasileira.
O Gloster Meteor do acervo é de propriedade da Fundação Santos Dumont, está cedido em comodato para a Eductam, responsável pela sua recuperação e manutenção.
Curiosidade: Este é um clássico dos jatos foi o primeiro caça a reação da Força Aérea Brasileira.
Classificação: Raríssimo
Pais de origem: Inglaterra
Ano de fabricação: 1952
EspecificaçõesMotor: 2 Turbinas Rolls-Royce
Características: Empuxo 1.588 Kg
Dimensões
Comprimento: 13,59 m
Envergadura: 11,33 m
CapacidadesPeso vazio: 4.846 Kg
Peso completo: 7.122 Kg
Lugares: 1
PerformanceVelocidade de cruzeiro: 840 Km/h
Velocidade máxima: 953 Km/h
Patio Estacionamento Patio Estacionamento
Beto e o 14 Bis
O início da aviação:
Esta foi a primeira aeronave "mais pesada que o ar" em todo o mundo a realizar um vôo documentado e oficialmente reconhecido, perante testemunhas, empregando de fato os princípios do avião moderno. Seu vôo histórico foi no dia 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, em Paris, quando atingiu a marca de 60 metros de distância percorrida em pleno ar a uma altura de 3 metros. É por isto que comemoramos na data, o Dia do Aviador.
O 14bis do acervo, é uma réplica em tamanho normal do histórico aeroplano de Alberto Santos Dumont. É de propriedade do Aeroclube de São Paulo, que o cedeu em comodato.
Curiosidade:- Apesar de réplica, o modelo já efetuou vários vôos de prova e de demonstrações, inclusive na França.
Especificações (14 BIS)
Velocidade Máxima:50km/h
Envergadura:11,20m
Comprimento:9,68m
Altura:3,40m
Assentos: 1
Peso:300Kg

Nenhum comentário: