Segundo jato de combate do mundo
Segundo jato de combate operacional do mundo, o Gloster Meteor simbolizou uma nova era na Aviação Mundial. Este clássico dos jatos foi o primeiro caça a reação da Força Aérea Brasileira.
O Gloster Meteor do acervo é de propriedade da Fundação Santos Dumont, está cedido em comodato para a Eductam, responsável pela sua recuperação e manutenção.
Curiosidade: Este é um clássico dos jatos foi o primeiro caça a reação da Força Aérea Brasileira.
Classificação: Raríssimo
Pais de origem: Inglaterra
Ano de fabricação: 1952
EspecificaçõesMotor: 2 Turbinas Rolls-Royce
Características: Empuxo 1.588 Kg
Dimensões
Comprimento: 13,59 m
Envergadura: 11,33 m
CapacidadesPeso vazio: 4.846 Kg
Peso completo: 7.122 Kg
Lugares: 1
PerformanceVelocidade de cruzeiro: 840 Km/h
Velocidade máxima: 953 Km/h
Patio Estacionamento
Patio Estacionamento
O início da aviação:
Esta foi a primeira aeronave "mais pesada que o ar" em todo o mundo a realizar um vôo documentado e oficialmente reconhecido, perante testemunhas, empregando de fato os princípios do avião moderno. Seu vôo histórico foi no dia 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, em Paris, quando atingiu a marca de 60 metros de distância percorrida em pleno ar a uma altura de 3 metros. É por isto que comemoramos na data, o Dia do Aviador.
O 14bis do acervo, é uma réplica em tamanho normal do histórico aeroplano de Alberto Santos Dumont. É de propriedade do Aeroclube de São Paulo, que o cedeu em comodato.
Curiosidade:- Apesar de réplica, o modelo já efetuou vários vôos de prova e de demonstrações, inclusive na França.
Especificações (14 BIS)
Velocidade Máxima:50km/h
Envergadura:11,20m
Comprimento:9,68m
Altura:3,40m
Assentos: 1
Peso:300Kg
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